Publicado por: eupratiko | 30/07/2010

Bike no Carro

 BIKE NO CARRO

Saiba como tranportar sua bike.

Confira as opções de suportes:

Transportar a bicicleta no carro pode ser sinônimo de dor de cabeça se algumasorientações não forem seguidas. Em férias, ou para se deslocar a um local de treino, e até mesmo para uma prova, a bicicleta deve estar bem acondicionada no automóvel.O mercado oferece algumas opções de racks específicos para bicicletas que podem ser instalados no teto do automóvel, em sua traseira e também em seu interior.

RACKS DE TETO

Existem vários tipos, marcas e preços de rack para teto. Alguns levama bike com as duas rodas, outros sem a roda dianteira. Alguns têm até mesmo sistema anti-furto com chave.

Para automóveis

que vêem de fábrica com longarinas (aquelas barras longitudinais instaladas no teto. Ex. Parati, Marea Weekend, Corsa Wagon, Perua Escort,PalioWeekend, entre outros) basta adquirir as travessas (que serão fixadasnas longarinas) e a calha, onde a bike vai assentada.

Outros automóveis têm que ter também instalado o kit de fixação no teto. Isso vai variar de carro para carro. Algumas marcas,como a GM, oferece para o Corsa, por exemplo, originais de fábrica,que podem ser adquiridos e instalados em concessionárias autorizadas.

Vantagens:

- Rapidez na hora de encaixar a bike. Bastam alguns minutos e já está pronto, já que o acessório fica fixo no carro. A bike fica protegida contra eventuais colisões que o veículo possa sofrer no trânsito.

- No teto, alguns automóveis podem levar até quatro bikes.

Desvantagens:

- Pessoas de baixa estatura têm alguma dificuldade na hora de colocar a bike no suporte, mas com um pouco de prática tudo acaba se encaixando,literalmente.

- As bikes ficam vulneráveis a batidas caso o motorista se esqueça delas na hora de passar sob pontes baixas,portarias ou árvores.

- Em geral, suportes de teto custam caro, bem mais caro que os suportes do tipo Transcaloi.

- Em alguns automóveis é necessário a aquisição do kit de fixação e das travessas para instalar o suporte, o que aumenta ainda mais o investimento.

Modelos:

No Brasil há algumas boas marcas de racks para teto, destacamos a marca nacional “Century”e a sueca “Thule”.

Uma calha a Century

Os racks da Thule têm cinco anos de garantia, dispositivo anti-furto com

chave,e são reconhecidamente a melhore marca do mundo em racks para bicicletas,esquis, pranchas do surf e tudo o mais nesse segmento.e em desuso, são os suportes de teto Transcaloi Magnéticos. São formados por duas bases – que alojam as rodas dianteira e traseira da bike -magnéticas que são fixadas no teto do carro com a ação de poderosos ímãs,  mas podem riscar o teto do carro com facilidade. A segurança oferecida por este sistema é duvidosa.

RACKS DE TRASEIRA

O mais barato e o primeiro dos transportadores de bicicletas a aparecer em nosso país é o suporte “Transcaloi”, que é fabricado em tubos de metal e vai preso na traseira dos automóveis por meio de tiras de nylon. Ainda é bem vendido e bastante utilizado.

Vantagens:

- Suportes do tipo “Transcaloi” são bem acessíveis e fáceis de se encontrar.

- Ocupa pouco espaço na hora de serem guardados em casa.

Desvantagens:

- Boa parte deles tapam a placa traseira do veículo e também prejudicam a visualização do conjunto de lanternas traseiras o que pode acarretar em multas. No sistema Imigrantes/Anchieta, que liga a capital paulista ao litoral,transitar com um suporte desses é multa na certa.

- As bicicletas na traseira ficam absolutamente vulneráveisa qualquer colisão traseira do veículo. Por menor que seja a batida, as bikes poderão sofrer danos irreparáveis.

O carro está coberto pelo seguro, as bikes não!

- O sistema de tiras, usado fixação dos suportes tipo Transcaloi, deixa a desejar.

- Gasta-se longos minutos para fixar o suporte no carrro, retirá-lo no local de uso da bike, e depois, gasta-se mais um tempão para fixá-lo novamente no carro. Um autêntico p.no saco!

- As possibilidades de riscar o carro e a bike são muitas já que suportes tipo Transcaloi levam até três bicicletas que ficam “sambando” durante toda a viagem,em especial em estradas de terra.

Modelos:

Além dos ultrapassados “Transcaloi”, que podem ser encontrados em supermercados e magazines, há algumas novas opções de racks de traseira no mercado. Os suecos da Thule inventaram um suporte que vai fixado na bola de engate do veículo. Esta bola deve ser resistente a um peso de no mínimo de 60 kg.

A empresa desenvolveu um suporte adicional que traz a placa do veículo e mais um jogo de iluminação completo (freio, lanterna, pisca, luz de placa) para a frente das bikes. Outra opção para transportar até três bikes na traseira do veículo é o suporte da marca Saris, que serve em vários tipos de automóveis, sejam sedans, hatchs ou peruas,mas padece do mesmo problema do risco de multas, pois a sinalização e a placa traseira do automóvel pode ficar encoberta pelas bikes.

SUPORTES PARA PICAPES

Proprietários de picapes não precisam se preocupar muito com suportes. Uma idéia simples e que resolve bem é o uso de elásticos extensores do tipo usado por motoqueiros para fixar a bagagem nas motos. Os elásticos ficam presos nos ganchos da carroceria e na bike.Uma boa idéia para a fixação das bikes na carroceria das picapes, é a instalação de uma um suporte de blocagem de roda dianteira na grade de proteção do vidro traseiro, ou mesmo no piso da carroceria. A fixação pode ser feita por meio de solda ou parafusos.

Para picapes com lona marítima, uma dica é a instalação da calha sobre a capota, que vai permitir ao motorista levar toda a bagagem protegida sob a lona.

Vantagens:

- Baixo investimento. Apenas a blocagem ou a calha já resolve o problema. Elásticos são ainda mais baratos.  Uma picape Ford Courier, por exemplo, pode levar até seis bicicletas completas com esse sistema de fixação. Facilidade na hora de pôr e retirar as bikes

Desvantagem:

- Em picapes, as bikes ficam mais sujeitas a furtos. Aconselha-se o uso de cadeados e correntes para dificultar a ação de ladrões

Modelos :

Os elásticos extensores, com dois metros ou mais, podem ser encontrados em casas de peças para motocicletas  Já a calha da Century  pode ser fixada na carroceria da picape.

NO INTERIOR DO CARRO

Para quem não tem o rack, uma das saídas mais econômicas é ter instalado na bike o dispositivo conhecido como “blocagem” ou engate rápido (quick release, em inglês). Esse acessório pode ser instalado facilmente em qualquer bike e é encontrado em boas bicicletarias.

By:WWW.BIKEMAGAZINE.COM.BR

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